... o pimpolho fazer 3 anos! Três! T-R-Ê-S!! Sim, para mim é importantíssimo...
Há três anos atrás estava eu... Vou fazer aqui uma pausa. Grávidas não leiam. É um semi-relato do meu parto. Se está grávida não leia. Grávida não quer saber estas coisas. Acredite. Eu se estivesse grávida também não queria ler. Vai daí, daqui para a frente, a responsabilidade de terem pensamentos e ou sonhos/pesadelos estranhos não é minha.
Continuando, há três anos estava eu internada no hospital, longe de casa, que estava de férias de Páscoa. Internada já há uma semana. E no quarto início de parto - mas desta vez com hemorragias. E em pânico. A vantagem é que já dominava as contracções ao ponto de nem sentir metade. Só as 11h50 é que me fizeram uma ecografia: que estava tudo bem, que já tinha mais de metade da dilatação, que desta vez iam deixar o trabalho de parto prosseguir, que não me preocupasse com a hemorragia que não era nada de mais. E lá prosseguiu. Às 16h30 apercebem-se (a bela da enfermeira anjo que lá me foi ver) que a hemorragia piorou, drasticamente. Eu já mais para lá que para cá - não sentia nadinha, não havia contracção que me fizesse respirar mais fundo, nem notei que o pimpolho já estava quase à porta de saída. Assim, de repente, tenho não sei quanta malta à minha volta: médica aos berros que tem de ser cesariana, enfermeira aos berros para saber quem era responsável por mim, anestesista aos berros a perguntar quanto peso para ir a correr para baixo preparar a anestesia, mais umas enfermeiras a despirem-me e afins. Uma festa e eu a convidada principal. Pareceu-me foi uma festa surpresa mal preparada...
Às 17h44 do dia 14/04/2007, com 28 semanas, nasce o pimpolho: 1370 gramas, 40 cm. Apgar 6 ao 1º minuto, 8 ao 5º. Nada mau. Mas depois complicou: eu entrei em paragem respiratória, o pimpolho estava desidratado, os pulmões começaram a preguiçar... Soube depois que a hemorragia foi um descolamento da placenta, antes do tempo. O meu organismo, cansado, literalmente cuspiu tudo - não pela ordem correcta.
O meu pimpolho esteve 2 horas a ser sustentado pelo ambu - esteve 2 horas com saturações (de oxigénio) entre os 20 e os 40%. O médico do meu pimpolho chegou mesmo a dizer que quem quisesse se podia ir despedir. Mas, carneirinho como ele é, enganou toda a gente e decidiu ficar por cá :)
As 5 semanas que estive nesse hospital ouvi o médico a dizer que eu devia preparar-me: seria certo que o bebé teria sequelas devido aos problemas de falta de oxigénio. As 2 semanas que estive no hospital seguinte, a mesma coisa.
Fiquei, por opção e possibilidade, o primeiro ano em casa com o meu filho: a estimular os sentidos, a promover a motricidade, a obrigá-lo a ser desenrascado e a ter de usar o cérebro. Ainda antes que algum médico confirmasse o prognóstico que lhe tinham dado.
Vai daí, hoje faz três anos. T-R-Ê-S! E é uma criança saudável! Igual aos outros. Já compensou os 3 meses que nasceu antes do tempo. Está, dito pelo médico que o viu nascer, fabuloso. Que se não soubesse a história dele, que não acreditaria. E eu, babada... e orgulhosa. Por ele e por mim...
É um grande marco que atingiu hoje...
P.S. - Grávida que tenha lido isto: eu avisei. Mas a curiosidade às vezes é tramada. Acrescento umas coisinhas: não me arrependo de nada, voltava a repetir. E sim, quero ter outro filho. Porque o que conta mesmo não é a história - é vê-lo todos os dias a sorrir :)
7 comentários:
Fico feliz pelo desfecho da história, que é o que mais interessa. Desejo tudo de bom para o pequerrucho e sua corajosa mamã! Beijinhos.
Muitos parabéns aos dois!!
Beijinhos
Olá. Tenho passado por aquialgumas vezes, sem no entanto ter feito algum comentário. Hoje não podia deixar de o fazer. O teu relato arrepiou-me e emocionou-me. O amor vence tudo, não é? Parabéns pelos três anos do teu filhote.beijinho
Susie
Obrigada a todos :) Foi um dia excelente e hoje tem a festa na escolinha! Vai ser um sucesso, pelo menos até à hora de ele ir novamente para Lisboa para mais um fim de semana...
Que história linda :) com um final muito feliz! Parabéns ao pimpolho e à mamã babada! ;) beijocas
Suspiro: Obrigada!
Bjs
Tive que vir ler mais para trás, tive que chegar até aqui.
Tu és de uma força sem igual.
Acho que não vais ver este e-mail e também não faz mal.
gosto-te muito.
Enviar um comentário